sábado, 30 de maio de 2015

Resenha - Fangirl - Rainbow Rowell


Nome Original: Fangirl
Publicado Como: Fangirl.
Autor: Rainbow Rowell.
Publicado: 2013 (U.S.A).

Sinopse: Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida – e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estréia de cada filme.
Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou
na vida real.
Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto.
Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências.
Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?

Personagens (Principais para a trama).

Cath: “Cather” é a protagonista do livro. Acompanhamos toda a sua vida na faculdade desde o primeiro dia. Cath é tímida e entra em pânico facilmente no meio de multidões. Ela é uma garota de respostas bastante afiadas e não sente muita confiança para conversar com outras pessoas além de sua irmã Wren. Cath ama escrever, mas diz que não quer criar nada próprio. Ela é fã completamente obcecada da série fictícia de livros Simon Snow.
Wren: A irmã gêmea de Cath e faz o papel da gêmea “descolada”. Wren diz que não quer dividir o quarto com Cath porque deseja ter uma identidade própria ao invés de ser lembrada apenas como a irmã gêmea de Cath. Wren costumava escrever fictions com Cath quando as duas eram mais novas, mas decidiu parar ao entrar na faculdade. Na maior parte da história, ela e Cath vivem em um conflito silencioso.
Levi: Inicialmente apresentado como namorado da colega de quarto de Cath e seu futuro namorado. É um garoto risonho e que quase nunca aparece triste no livro. Levi diz que nunca conseguiu ler um livro inteiro e na maior parte do tempo usa fones de ouvido para ajudá-lo nas aulas, ele ouve palestras inteiras. Levi demonstra grande interesse em Cath e várias vezes a ajuda com coisas que ela precisa.
Reagan: É a colega de quarto de Cath, ruiva e é descrita como uma garota de porte forte, geniosa e de acordo com Cath, assustadora. Reagan faz amizade com Cath depois de um tempo e freqüentemente a ajuda a sair do casulo em que vive. Reagan também costuma sair bastante, mas cuida de Cath de sua própria maneira.
Arthur: Pai de Cath e Wren, Arthur tem problemas psicológicos desde que a mãe das meninas o abandonou quando as duas eram crianças, ele freqüentemente se irrita com o seu chefe e seu trabalho (marketing) deixando Cath bastante preocupada com ele. Apesar de tudo, é um homem forte e trabalhador e muitas vezes aconselha Cath e conversa com ela sobre seus problemas.
Nick: Colega de classe de Cath na aula de “Escrita de Ficção”. Cath costumava escrever junto com ele na biblioteca, mas fica realmente magoada quando Nick decide entregar a história que escreveram juntos como seu trabalho de final de semestre, entregando-o apenas no nome dele.
Piper: Professora de Cath na aula de “Escrita de Ficção”. Não é muito aprofundada na história, sabemos apenas que é escritora de livros de sucesso, mas demonstra grande interesse nos textos de Cath e a convence a não desistir do trabalho de 10.000 palavras.

“E você sabe o que o papai diz: Tem que provar as coisas antes de dizer se gosta ou não”.

Impressão geral: Fangirl foi um livro que me chamou a atenção porque tinha visto muitas pessoas falarem dele. Mesmo que eu não goste muito desses romances açucarados, tendo lido apenas dois antes de Fangirl, a história me chamou bastante a atenção uma vez que eu mesma logo estarei na idade de ir para a faculdade também. Rowell tem uma escrita suave e seus personagens são muito bem construídos. Fangirl me causou boa impressão e não me decepcionou em momento algum.

“Ás vezes, você pega a mão de alguém apenas para ter certeza de que está vivo, e de que outro ser humano está ali com você para confirmar isso”. (TRECHO DE TEXTO SIMON).

História (Sem Spoilers): Durante todo o livro, acompanharemos a vida de Cath na faculdade e suas ocasionais idas para a casa do pai para um feriado ou final de semana inteiro. A história começa com Cath mudando-se para o dormitório e sua relutância em estar na faculdade, uma vez que é tímida e entra em pânico facilmente, além do ressentimentos pela irmã ter dito que não queria dividir o quarto com ela desta vez. Cath imediatamente conhece Levi, que tenta, de todas as formas, fazer amizade com ela, apesar das constantes esquivas de Cath.

Acompanhamos, durante todo o livro, a vida de Cath na faculdade, seus conflitos constantes com Wren, cuja colega de quarto não é uma boa influencia e a forma como Cath se relaciona com a família e com as poucas pessoas para quem se abre. Cath também trabalha, durante toda a história em sua fiction sobre Simon Snow e antes de cada capitulo começar, lemos um trecho de suas fictions ou do próprio livro que nos dará uma dica sobre o que vai acontecer naquele capítulo. Cath vai, lentamente crescendo e abrindo mais as portas para as pessoas, mas às vezes acaba por dar umas bolas foras.

Logo mais, acompanhamos o romance de Cath e Levi e a forma como ela lida com todos os problemas dos quais antes vinha fugindo, fossem problemas na faculdade, em sua fiction ou com sua família. Cath amadurece bastante durante esta seqüência final de fatos.

“Os sorrisos induzem a confusão. É por isso que eu não sorrio”. (CATH).

Minha experiência com o livro: Fangirl era um romance que eu realmente tinha muita vontade de ler, por isso, quando eu o vi na livraria, imediatamente pedi para minha mãe que o comprasse. Ainda que eu não leia muitos romances, Fangirl foi um livro que várias vezes colocou um sorriso no meu rosto e eu realmente suspirei quando terminei o livro. É uma ótima pedida para quem gosta de romances e eu acho que Rainbow Rowell mostrou muitos sentimentos de várias garotas através de Cath e Wren. É uma leitura que com certeza vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário